CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#RegatadeCanoas 26/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL VEM AÍ A 7ª REGATA DE CANOAS A REMO DE GRANJA!

Venha prestigiar e participar desse evento incrível no dia 01/05, a partir das 08hrs, na Lagoa Grande.

Não fique de fora dessa competição!

#RegataCanoasRemo #PrefeituradeGranja

#MeioAmbiente 19/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ATENÇÃO, AGRICULTORES GRANJENSES!

Ótimas notícias para nossa comunidade agrícola! O município de Granja está entre os 78 municípios cearenses na lista de liberação do Garantia Safra 2022/2023. O pagamento integral do benefício será realizado em PARCELA ÚNICA no valor de R$ 1.200,00 a partir do mês de março de 2024.

No município de Granja, mais de 200 agricultores serão beneficiados, injetando na economia rural local mais de R$ 200.000,00. Deslize para o lado e veja a lista dos agricultores que serão beneficiados com o seguro.

#PrefeituraDeGranja #Agricultura

#Sextouuu 23/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL #SEXTOUUUU COM ESSA LINDA IMAGEM DA CACHOEIRA DOS MACACOS EM GRANJA!

#Sextou com esse registro da Cachoeira dos Macacos, na Serra da Timonha, Parque Estadual das Carnaúbas!

#CASTRAÇÃO 22/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ATENÇÃO GRANJENSES! CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS

A Prefeitura realizará a castração de cães e gatos. As inscrições acontecem nos dias 27, 28 e 29 de novembro, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 16h ???, na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental localizada no DERT. Para se inscrever é preciso levar as xerox dos seguintes documentos: RG, CPF, NIS ou Cartão do Bolsa Família e Comprovante de Endereço.

A castração é crucial para o controle reprodutivo dos animais de estimação, flexibilidade ou abandono. Toda a operação será acompanhada por uma equipe profissional, garantindo segurança desde a cirurgia até o pós-operatório.

Participe e ajude a cuidar dos nossos amigos de quatro patas!

#CastraçãodeCãeseGatos #PrefeituraDeGranja #Saúde

#MeioAmbiente 11/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL UM IMPORTANTE PASSO RUMO À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL!

Neste sábado, a Prefeitura de Granja, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), realizou uma consulta pública no Clube Arrudão.

O objetivo foi apresentar à população os estudos técnicos que subsidiaram a proposta de redefinição dos limites do Parque Estadual das Carnaúbas.

Juntos, estamos trabalhando para garantir a proteção e conservação desse precioso patrimônio ambiental tão importante.

#ConsultaPública #ParqueEstadualDasCarnaúbas #PrefeituraDeGranja #GovernoDoEstadoDoCeará #MeioAmbiente

#MeioAmbiente 10/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL TRANSPORTE DE PESSOAS- PARTICIPANTES DA CONSULTA PÚBLICA EM GRANJA

Atenção: Horários de saída dos transportes para os participantes da consulta pública em Granja sobre a redefinição dos limites do Parque Estadual das Carnaúbas.

#ConsultaGranja #Carnaúbas

#MeioAmbiente 10/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL GRANJA CONQUISTA SELO TCE CEARÁ SUSTENTÁVEL EDIÇÃO 2023

Este selo é uma forma de reconhecimento concedida pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará aos municípios cearenses que demonstram um compromisso excepcional com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.

Granja conquistou esse reconhecimento graças ao nosso compromisso com a Política de Sustentabilidade do TCE Ceará.

#SeloTCECearáSustentável #MeioAmbiente #PrefeituraDeGranja

#MeioAmbiente 07/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CONVITE ESPECIAL PARA A CONSULTA PÚBLICA

A Prefeitura de Granja e o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), convidam todos os interessados a participar de uma consulta pública crucial. O objetivo é apresentar os estudos técnicos que embasam a proposta de redefinição dos limites do Parque Estadual das Carnaúbas.

Data: 11 de Novembro

Horário: 8h da manhã

Local: Clube Arrudão

Sua presença é fundamental. Venha, participe e faça a diferença!

#ConsultaPública #ParqueDasCarnaúbas #PrefeituraDeGranja

#MeioAmbiente 06/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CONSTRUINDO UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL.

Hoje na EEEP Guilherme Teles Gouveia, demos um passo importante rumo à conscientização com a discussão sobre Resíduos Sólidos e a emocionante implantação do projeto COLETA SELETIVA. Juntos, fazemos a diferença!

#Sustentabilidade #ColetaSeletiva #EEEPGuilhermeTelesGouveia

#MeioAmbiente 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL IQM* AMBIENTAL! GRANJA RECEBE NOTA MÁXIMA PELO QUARTO ANO SEGUIDO

O município de Granja alcançou a nota máxima na avaliação do índice de qualidade do meio ambiente - IQM pela quarta vez consecutiva.O IQM é uma iniciativa da SEMA - Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças do Clima do Estado do Ceará que classifica os municípios que atendem aos critérios de gestão e gerenciamento de resíduos exigidos pelo decreto nº 29.306, de 05 de junho de 2008. Esse mecanismo possibilita aos municípios, receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS SOCIOAMBIETAL.

#PrefeituraDeGranja #IQM #Ambiental

#Agricultura 28/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL II FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM GRANJA

Em alusão ao Dia do Agricultor (28), a Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental em Parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais realizou nessa manhã a II Feira da Agricultura Familiar em nosso município.

Os agricultores comercializaram produtos oriundos da agricultura familiar. Esteve participando da feira agricultores das comunidades Localidades Jabuti, Adrianópolis, Vaquejador, Caça Poeira, Ibuaçu,Sambaiba, Barra do Saldanha, Angiquinho da Jaburuna e Sede, também esteve presente na feira a EMATERCE e Escola Agrícola de Granja com demonstração de equipamentos agrícolas.

#DIADOAGRICULTOR 28/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 28 DE JULHO DIA DO AGRICULTOR!

Hoje, 28 de julho é dia de homenagear os trabalhadores que movem a agricultura de nosso município.

Com a dedicação e trabalho de vocês, Granja se desenvolve e prospera. E a Prefeitura vem investindo para fortalecer cada vez mais o setor da agricultura.

Obrigado aos agricultores e agricultoras, por tudo quanto suas mãos e sua dedicação agregam ao nosso Município e à nossa terra!

#DiadoAgricultor #PrefeituradeGranja

#Agricultura 27/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 2ª EDIÇÃO DA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR 2023

Em alusão ao Dia do Agricultor (28/7), a Prefeitura de Granja vai realizar a segunda edição da Feira da Agricultura Familiar no município.

O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental e tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultoras e Agricultores Familiares de Granja e Ematerce.

Será um momento para prestigiar o trabalho de homens e mulheres agricultores de Granja. Participe!

#PrefeituradeGranja #FeiradaAgriculturaFamiliar

#MeioAmbiente 07/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL BLITZ AMBIENTAL PARA FALAR SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Prefeitura de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou nessa manhã, uma blitz ambiental.

Falar de gestão de resíduos sólidos é falar sobre como aproveitar melhor os materiais descartados para causar menos prejuízos ao meio ambiente. Para isso, você pode separar seus resíduos em secos, úmidos e os rejeitos, que são aqueles que não podem mais ser aproveitados. Também é importante reduzir o seu consumo. Além disso, sempre que possível, reduza, reutilize os materiais ou recicle.

#PrefeituraDeGranja #MeioAmbiente

#Agricultura 27/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DISTRIBUIÇÕES DE KITS PARA OS PESCADORES GRANJENSES!

A Prefeitura de Granja, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, em parceria com a Secretaria de Pesca e Aquicultura do estado e a colônia de pescadores Z45, realizou uma importante ação em prol dos pescadores locais. Foram distribuídos 158 kits contendo equipamentos essenciais para a atividade pesqueira, como redes, anzóis, linhas e acessórios de segurança.

Essa iniciativa beneficiou os pescadores associados e cadastrados no sistema do Governo do Estado, FORTPESCA, que atuam nos municípios de Granja, Uruoca, Moraujo e Coreaú. Através dessa parceria, estamos fortalecendo a pesca sustentável, proporcionando melhores condições de trabalho e impulsionando o desenvolvimento econômico dessas comunidades pesqueiras.

#PrefeituraDeGranja #Pescadores

#MeioAmbiente 09/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ENCERRANDO A SEMANA DO MEIO AMBIENTE COM CHAVE DE OURO!

Encerrando a Semana do Meio Ambiente com chave de ouro!

A Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental uniram forças com a Secretaria de Educação e a SEMA para promover uma série de atividades em prol da conscientização ambiental. Entre elas, destacamos o inspirador Passeio Ambiental na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, o Lançamento do Projeto 'Coleta Seletiva na Escola - Arzilia Mota e Dona Sinhá' e a Blitz Ambiental no centro de Granja. Juntos, estamos construindo um futuro sustentável para nossa comunidade!

#PrefeituraDeGranja #SemanaDoMeioAmbiente #Sustentabilidade #PreservaçãoAmbiental

#MeioAmbiente 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL VOCÊ SABIA QUE ESTAMOS NO JUNHO VERDE, SEMANA DO MEIO AMBIENTE E DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE?

Você sabia que estamos no Junho Verde, Semana do Meio Ambiente e Dia Mundial do Meio Ambiente?

Pois é! Ter um dia, uma semana e um mês inteiros para falar de meio ambiente é importante para a gente lembrar que todo dia devemos refletir sobre o impacto das nossas ações na natureza.

Nesse sentido, a educação ambiental é fundamental. É através dela que a população pode se conscientizar para buscar um futuro mais sustentável.

E cuida para participar da nossa Semana do Meio Ambiente! Começa hoje!

#PrefeituradeGranja #DiaMundialdoMeioAmbiente #JunhoVerde #SemanadoMeioAmbientedeGranja

#MeioAmbiente 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INICIOU-SE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO MUNICIPIO DE GRANJA!

Nesta manhã, tivemos a honra de realizar a abertura da Semana do Meio Ambiente em Granja, em uma importante parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, com o valioso apoio da Secretaria de Educação e da SEMA. O evento marcou o lançamento do projeto 'Coleta Seletiva nas Escolas', que visa promover a conscientização ambiental entre os estudantes e educadores da rede municipal de Granja.

Durante toda a semana, nossa programação especial oferece diversas atividades voltadas para a preservação ambiental e a educação sustentável. Além das oficinas de reciclagem e da iniciativa 'Troque Plástico por Vida', teremos palestras informativas sobre a importância da Coleta Seletiva, abordando temas como a redução do impacto ambiental, a reutilização de materiais e a correta destinação dos resíduos.

Essa semana de atividades enriquecedoras e engajadoras se estenderá até sexta-feira (09), proporcionando uma oportunidade valiosa para que todos possamos aprender, compartilhar conhecimentos e fortalecer nosso compromisso com a preservação da natureza. Juntos, estamos construindo uma Granja mais sustentável e consciente de sua responsabilidade ambiental.

#PrefeituraDeGranja #SEMA #MeioAmbiente #GranjaSustentável #SemanaDoMeioAmbienteGranja

#MeioAmbiente 02/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 05 DE JUNHO SE INICIA A SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM GRANJA!

A Prefeitura de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental promoverá a semana do meio ambiente que acontecerá no período de 05 a 09 de junho.

Durante essa semana todo o município estará executando trabalhos voltados ao meio ambiente. Confira a programação

#PrefeituraDeGranja #ColetaSeletivaCE

#MeioAmbiente 29/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL LISTA DOS CONVOCADOS DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL 2023.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca Sustentabilidade Ambiental convoca todos os AJA's citados na lista em anexo para assinatura do termo de adesão e compromisso do programa agente jovem ambiental.

O período para as assinaturas será do dia 30 de maio ao dia 16 de junho de 2023. O termo de adesão e compromisso deverá ser assinado único e exclusivamente na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental.

IMPORTANTE

Assinatura do termo é obrigatória para a participação no programa AJA. Os candidatos convocados deverão comparecer na sede da secretaria munidos com a documentação exigida pelo programa sendo eles: documento oficial com foto e o CPF. O AJA menor de idade deverá comparece acompanhado de responsável legal maior de idade.

Em caso de dúvidas entrar em contato com a Secretaria Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental!

#PrefeituraDeGranja #Ajas #Ambiental

#Educação 23/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL OFICINA DE COMPOSTAGEM COM OS ALUNOS DO EEMTI SÃO JOSÉ

A Prefeitura Municipal de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou na tarde de hoje uma oficina sobre compostagem. O técnico Euvandro Oliveira ministrou a oficina para os alunos da EEMTI São José, do 1º, 2º e 3º ano que participam da eletiva "Construindo uma escola sustentável." Contribuímos e apoiamos todo o projeto voltado para educação ambiental e a sustentabilidade do meio ambiente.

#PrefeituraDeGranja #MeioAmbiente

#MeioAmbiente 18/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM!

A Prefeitura Municipal de granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou nessa manhã (18), em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem uma blitz educativa, com a distribuição de folders sobre resíduos sólidos. A Secretaria visa conscientizar população sobre o descarte correto deste material buscando formas simples de reduzir, reciclar e compostar esse material.

#diainternacionaldareciclagem

#meioambiente #PrefeituraDeGranja

#MeioAmbiente 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ARBORIZAÇÃO NA LOCALIDADE DE PRIVAT

A Prefeitura de Granja está comprometida em preservar o meio ambiente e proporcionar uma cidade mais verde e sustentável para seus moradores. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental está realizando uma ação de arborização na Vila Dr. Privat, com a plantação de diversos Ipês. Acreditamos que pequenas atitudes como essa podem fazer uma grande diferença para o futuro do nosso planeta. Faça sua parte também!

#PrefeituraDeGranja #Privat #MeioAmbiente #Sustentabilidade #Arborização #GranjaVerde #Ipês

#6ªREGATADECANOAS 09/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL A 6ª REGATA DE CANOAS A REMO DE GRANJA FOI UM SUCESSO!

A 6ª Regata de Canoas a Remo de Granja foi um sucesso!

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, em parceria com a Colônia de Pescadores Z-45, realizou nessa manhã mais uma edição da Regata de Canoas a Remo.

O evento tem como objetivo valorizar a figura do Pescador e suas tradições. juntos. valorizando nossas tradições e fortalecendo nossa identidade.

#PrefeituradeGranja #Granja #regatadecanoas

#6ªREGATADECANOAS 25/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL A 6ª REGATA DE CANOAS A REMO DE GRANJA SERÁ REALIZADA NO PRÓXIMO DIA 07 DE MAIO.

A 6ª Regata de Canoas a Remo de Granja será realizada no próximo dia 07 de maio.

O evento, que será realizado na Lagoa Grande, a partir das 8h, tem como objetivo valorizar a figura do Pescador e suas tradições. Contamos com a presença de todos! Vamos valorizar nossas tradições e fortalecer nossa identidade.

#PrefeituradeGranja #Granja #regatadecanoas

#AUXILIOCATADOR 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL AUXILIO CATADOR 2023

AUXILIO CATADOR

Saiu o resultado do programa auxílio catador e granja pela primeira vez foi contemplada com duas famílias que receberão o benefício. A Prefeitura Municipal de granja parabeniza as famílias contempladas enfatizando a importância que eles tem para nossa cidade.

São os catadores que coletam, separam, transformam, acondicionam e, às vezes, beneficiam os resíduos sólidos, transformando o que antes era visto como lixo, inútil, e pronto para ser descartado, em mercadoria, com valor de uso e de troca.

#PrefeituraDeGranja #Catadores

#MeioAmbiente 05/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA 9.570 VAGAS DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA 9.570 VAGAS DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

As inscrições para o novo Edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas no período de 03 a 16 de Abril de 2023 e acontecem exclusivamente, de forma on-line, no link informado abaixo.

O Programa AJA oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados ou que tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará.

O objetivo do AJA é estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

O Programa é executado, coordenado e monitorado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas)

#MeioAmbiente 27/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL FESTA ANUAL DAS ÁRVORES!

A Prefeitura de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou nessa segunda-feira várias ações em comemoração a "FESTA ANUAL DAS ÁRVORES."

A semana é uma ação da SEMA com os municípios cearenses e sempre ocorre na última semana de março a fim de celebrar as chuvas. Esse ano, o tema proposto foi: MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

A SDAPSA realizou ações de Arborização com os alunos da CEI Carlos Dias Martins; oficina de produção de mudas com os adolescentes da AACG; e palestra sobre mudanças climáticas ministrado pelas estagiárias do programa primeira chance aos alunos da rede estadual (Escola Agricola é colégio São José).

#PrefeituraDeGranja #MeioAmbiente #festaanualdasarvores #Sema

#MeioAmbiente 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ENTREGA DE MUDAS DE PLANTAS FRUTIFERAS! PROJETO MEU POMAR.

Na segunda-feira, (20), foi o Dia Mundial da Agricultura e a Prefeitura Municipal de Granja celebrou através do projeto "Meu Pomar"! A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental preparou kits com mudas frutíferas para doar a alguns agricultores do município. Os kits contêm mudas enxertadas de cajueiro e mangueira, além de acerola, goiaba e ata. É hora de plantar e colher os frutos de um futuro mais sustentável!

#PrefeituraDeGranja #MeuPomar #DiaMundialDaAgricultura #SustentabilidadeAmbiental

#DOCUMENTOS 15/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ATENÇÃO AGRICULTORES E AGRICULTORAS GRANJENSES!

Atenção agricultores e agricultores de granja a secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, informa que a entrega dos boletos do programa Garantia Safra foram adiados até o dia 20 de março. O agricultor deverá comparecer ao local portando documentos de identificação (CPF E RG). Para maiores informações procurar a sede da secretaria de agricultura ou EMATERCE.

#MeioAmbiente 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PALESTRA SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA OS AGENTES DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS DO MUNICIPIO DE GRANJA!

Hoje a Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental em parceria com a Secretaria de saúde realizou uma importante palestra sobre gestão de resíduos sólidos para os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias. A Secretaria de Desenvolvimento agrário pesca e sustentabilidade ambiental está comprometida em promover ações sustentáveis para preservação do meio ambiente e da saúde da população. Importante ressaltar que os agentes de saúde são os maiores propagadores de informação, tendo em vista que estão em contato direto com a nossa população.

#PrefeituraDeGranja #gestãoderesíduossólidos #sustentabilidade #saúdeambiental

#Limpeza 23/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL COLETA DE LIXO!

Ter um dia certo para a coleta de lixo é essencial para manter a organização e limpeza da rua. Além disso, facilita o descarte correto dos resíduos e contribui para um ambiente mais saudável e agradável para todos.

Não descarte seu lixo de forma irregular nas ruas, aguarde a coleta e descarte de forma responsável.

#PrefeituraDeGranja #Lixo

#MeioAmbiente 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL JUNTOS PELO MEIO AMBIENTE! REUNIÃO COM O IFCE CAMPUS CAMOCIM.

Juntos pelo meio ambiente! A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca Sustentabilidade Ambiental, e o IFCE campus Camocim se uniram em mais uma reunião para discutir ações relacionadas à gestão ambiental e educação ambiental, reafirmando a parceria entre as entidades, ao final a secretaria doou para o campus 20 mudas de ipês.

Com a presença do Secretário Milton Cassimiro, professores de Gestão Ambiental do Campus e coordenador, Gil, foi possível fortalecer a parceria entre as entidades e arborizar ainda mais o campus.

#MeioAmbiente #EducaçãoAmbiental #ParceriasEficazes

#MeioAmbiente 08/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PROJETO MANDALA NO DISTRITO DE PARAZINHO (PICADINHA)!

O Secretário de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, Milton Guilherme, juntamente com a equipe da EMATERCE de Granja, visitou a localidade de Picadinha no distrito de PARAZINHO para avaliar o progresso do projeto mandala do produtor Gerardo. A visita teve como objetivo garantir o sucesso e a sustentabilidade do projeto.

#PrefeituraDeGranja #MeioAmbiente

#MeioAmbiente 27/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL REUNIÃO SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou na manhã dessa sexta-feira (27), a reunião sobre o gerenciamento de resíduos sólidos.

Essa é mais uma ação de educação de ambiental. A reunião contou com a presença dos Jovens Ambientais.

#PrefeituraDeGranja #MeioAmbiente

#Agricultura 29/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou hoje pela manhã uma palestra para os AJAs do município. A pauta foi abordar assuntos da POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Os bolsista do Programa Primeira Chance do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental desenvolveram uma palestra voltada à política onde foi discutido diversos assuntos referente ao tema.

#PrefeituraDeGranja #MeioAmbiente

#MeioAmbiente 30/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL BLITZ AMBIENTAL.

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou mais uma blitz ambiental.

A ação desta vez foi uma mobilização do setor público a adotarem medidas sustentáveis nos ambientes de trabalhos. As bolsista do Programa Primeira Chance do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental distribuíram panfletos voltados com essa temática em diversos setores da administração municipal.

#PrefeituraDeGranja #CuidandoDaNossaGente #MeioAmbiente

#EVENTO 25/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL REUNIÃO COM OS AGENTES JOVENS AMBIENTAIS DE GRANJA!

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental em parceira com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado SEMA, realizou hoje uma reunião de nivelamento com os AGENTES JOVENS AMBIENTAIS de Granja.

A reunião contou com a presença do Coordenador Regional dos AJAs João Evangelista e da coordenadora Local Lorena.

#PrefeituraDeGranja #MeioAmbiente #CuidandoDaNossaGente

#MeioAmbiente 22/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL LANÇAMENTO DO MANUAL DE BOAS PRATICAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA! O PROJETO VISA ESTIMULAR BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE PELOS ORGÃOS E AGENTES PÚBLICOS
#Luto 06/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL COMUNICADO! NÃO HAVERA ATENDIMENTO NO CASTRAMOVÉL DEVEDIO FALECIMENTO DA MÃE DO MÉDICO VETERINARIO.

COMUNICADO IMPORTANTE

Em virtude do falecimento da mãe do médico veterinário Emanuel Rocha, ocorrido ontem, comunicamos que os atendimentos veterinários da unidade móvel que aconteceriam nas próximas segunda e terça-feira (07 e 08/11/22) no bairro do Oiteiro foram cancelados.

Posteriormente informaremos a nova data.

Agradecemos a compreensão!

Ao Dr. Emanuel e família rogamos a Deus que lhes dê o conforto necessário.

#PrefeituraDeGranja #Comunicado

#CASTRAÇÃO 03/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CONSULTAS E EXAMES GRATUITOS PARA OS ANIMAIS DO MUNICIPIO DE GRANJA!

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental e em parceria com a Secretaria de Saúde realizou nos dias 31/10 e 01/11, consultas gratuitas, teste rápido para leishmaniose e vacinação antirrábica. A unidade móvel realizou o atendimento na Praça da Matriz, no bairro Centro.

Na próxima segunda e terça-feira, dias 08 e 09 de novembro os atendimentos serão na Praça da Escola Delmiro Oliveira, no bairro do Oiteiro.

Se programe! Leve seu melhor amigo!

Cuidar da nossa gente é também cuidar dos nossos animais.

#CASTRAÇÃO 28/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CASTRAMOVÉL ESTARA ATENDENDO NOS DIAS 31 DE OUTUBRO E 1º DE NOVEMBRO!

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental comunica à população que a unidade do castramóvel estará nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, a partir das 10h, na Praça da Matriz, realizando consultas gratuitas, testes rápidos de Leishmaniose e disponibilizando vacinação anti-rábica para os animais da população que estão com cartão de vacina atrasado.

Se programe! Leve seu melhor amigo!

Cuidar da nossa gente é também cuidar dos nossos animais !

#PrefeituraDeGranja #CuidandoDaNossaGente #castramovel

#MeioAmbiente 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ARBORIZAÇÕES NA SEDE DE GRANJA E NO PARAZINHO! ARBORIZAÇÃO DAS ESCOLA CEI RAIMUNDO IVAN ROCHA (SEDE) FRANCISCA CLEOMAR VERAS FREITAS (DISTRITO)
#MeioAmbiente 18/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INICIO DO PROCESSO DE MUDAS DE PLANTAS PARA O ANO DE 2023

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental já está no processo de produção de mudas para o ano 2023.

Até o momento já foram produzidas mais de mil mudas de ipês (branco e rosa) e está sendo preparado mais de 1000 sacos para o plantio de espécies nativas e frutíferas.O objetivo é produzir dez mil mudas para serem distribuídas nos projetos "troque plástico por vida" , "projeto meu pomar" e "arborização municipal".

#PrefeituraDeGranja #Natureza #Mudas

#MeioAmbiente 14/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL REALIZOU-SE EM GRANJA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS! Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Litoral Norte
#MeioAmbiente 11/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL- ARBORIZAÇÃO COM ALUNOS NA ESCOLA PROFISSIONAL PROFESSOR EMMANUEL EM GRANJA

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou na manhã de hoje várias ações de "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" ministrada pelo Técnico Euvandro Oliveira e equipe.

A primeira foi uma ARBORIZAÇÃO com os professores e alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Emmanuel Oliveira de Arruda Coelho, em seguida realizamos a oficina de compostagem e produção de mudas com os alunos da ELETIVA DE MEDICINA POPULAR

da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral São José.

Estamos cuidando do Meio Ambiente !

#PrefeituraDeGranja #MeioAmbiente

#Curso 06/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA SAFRA 2022/2023

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Sustentabilidade Ambiental em parceira com a EMATERCE de Granja informa aos agricultores que as inscrições do Programa Grantia Safra 2022/2023 vão até o dia 20/11/2022.

Os agricultores podem se dirigir a EMATERCE, Secretaria de Agricultura ou Sindicado levando a seguinte documentação:

- Cópia da DAP válida

- Cópia do RG e CPF do casal

- ITR ou CCIR atual da propriedade

- Declaração do proprietário com firma reconhecida (segue o anexo).

É importante os agricultores atenderem aos critérios exigidos pelo Programa como:

- Renda da unidade familiar de até 1,5 salário mínimo mensal

- Plantar entre 0,6 até 5 hectares de feijão, milho, arroz e mandioca ou outras atividades agrícolas de convivência com o seminário.

#CASTRAÇÃO 29/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL MULTIRÃO DE CASTRAÇÃO DE GATAS E CADELAS DESTINADAS AOS ANIMAIS DA POPULAÇÃO DE GRANJA

Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, realizou mais um mutirão de castrações de gatas e cadelas destinado aos animais da população de baixa renda.

Seguimos com políticas públicas de bem estar animal, porque cuidar de nossa gente é lançar um olhar especial aos animais, priorizando ações voltadas para o controle ético e humanitário de cães e gatos.

#castracão #cadtramovel #castracaoeasolucao #quemamacastra #granjace

#MeioAmbiente 21/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL BLITZ NO CENTRO DE GRANJA COM O TEMA " EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou na manhã de hoje uma blitz no centro da cidade de "EDUCAÇÃO AMBIENTAL".

As bolsista do Programa Primeira Chance do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental abordaram a população e distribuíram panfletos com vários temas voltados para a importância e conscientização da preservação do meio ambiente como: compostagem, uso racional da água, coleta seletiva, uso de defensivos naturais entre outros.

#PrefeituraDeGranja #CuidandoDaNossaGente

#MeioAmbiente 21/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ASSINATURA DO ACORDO DE COOPERAÇÃO DO PROJETO SOCIOAMBIENTAL ECÓ JUÁ EM GRANJA!

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, em parceria com o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da região Litoral Norte e a EcoJuá, assinou ontem o acordo de cooperação do Projeto Socioambiental da Eco Juá.

A Associação São Francisco Defensora dos Animais, foi a escolhida para ser complementada pelo projeto. Tal projeto, visa a coleta de óleo de fritura a fim de recicla-lo, e é idealizado pela Indústria de Produtos de Limpeza Juá, cujo principal objetivo é envolver a sociedade em torno de questões relativas à preservação do meio ambiente e sustentabilidadealém de beneficiar o meio ambiente.

#sustentabilidadeambiental #reciclagem #ecojua #natureza #oleo #reciclagem #granjace

#MeioAmbiente 15/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CONVITE DE LANÇAMENTO DO PROJETO SOCIAMBIENTAL ECO JUÁ E ASSINATURA DO TERMO ENTRE OS MUNICIPIOS!

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, em parceria com o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da região Litoral Norte e a EcoJuá, tem a honra de convida-los para o lançamento do Projeto Socioambiental Eco Juá e assinatura do termo de cooperação entre o município, o consórcio e a Associação São Francisco Defensora dos Animais, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 20, às 14h, no Auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Emannuel Oliveira de Arruda Coelho.

O Projeto idealizado pela Indústria de Produtos de Limpeza Juá, cujo principal objetivo é envolver a sociedade em torno de questões relativas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade, visa coletar óleo de fritura usado para reciclagem e, em cada litro coletado, além de beneficiar o meio ambiente, ajudar instituições parceiras.

#sustentabilidadeambiental #reciclagem #ecojua #natureza #oleo #reciclagem #granjace

#Educação 26/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA PARA A GESTÃO DE RESIDUOS SOLIDOS

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, realizou ontem (25) com os alunos do 8º ano da rede municipal da Escola Arzilia Mota uma palestras/oficina de Educação Ambiental voltada para a Gestão de Resíduos Sólidos.

A gestão de resíduos tem grande importância para a população e para o meio ambiente, através dela podemos praticar sustentabilidade, profissionalizar agentes, desenvolver nutriente que geram adubo entre outros, tentando assim diminuir os impactos ambientais.

#PrefeituraDeGranja #palestrameioambiente????

#Agricultura 19/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL AÇÃO DE ARBORIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SEDE DO DISTRITO DE IBUGUASSU

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Sustentabilidade Ambiental em parceria com a Secretaria de Educação realizou hoje uma ação de ARBORIZAÇÃO e EDUCAÇÃO AMBIENTAL na sede do distrito de IBUGUASSU , na vila de UBATUBA. Os plantios de árvores nativas com mudas de Ipês roxos e amarelos no meio urbano atua diretamente na melhoria da qualidade climática local, diminui a poluição do ar, regula o fluxo de água, aumenta a biodiversidade entre outras melhorias.

#PrefeituraDeGranja #Arborização

#UbatubaComIpês

#MeioAmbiente 04/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL GRANJA É DESTAQUE NO INDICE DE QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE - IQM

O município de Granja alcançou a nota máxima na avaliação do índice de qualidade do meio ambiente - IQM pela terceira vez consecutiva.O IQM é uma iniciativa da SEMA - Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará que classifica os municípios que atendem aos critérios de gestão e gerenciamento de resíduos exigidos pelo decreto nº 29.306, de 05 de junho de 2008. Esse mecanismo possibilita aos municípios, receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS.

#PrefeituraDeGranja #IQM #Ambiental

#EVENTO 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Em alusão ao Dia do Agricultor (28), a Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental em Parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais realizou nessa manhã a I Feira da Agricultura Familiar em nosso município.

Os agricultores comercializaram produtos oriundos da agricultura familiar. Esteve participando da feira agricultores das comunidades Vaquejador, Iapara, Paula Pessoa- Volta dos Almeida, Sambaíba, Jabuti e Chico Veridiano e também esteve presente na feira a EMATERCE de Granja com demonstração de equipamentos agrícolas.

#Datacomemorativa 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DIA DO AGRICULTOR

A nossa homenagem a todos aqueles que colhem da terra, o pão de cada dia! ??? Parabéns!

#parabens #homenagem #diadoagricultor #prefeituradeGranja

#EVENTO 27/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental - SDAPSA, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras de Granja, convidam vossa Senhoria para participar da 1ª Feira da Agricultura Familiar.

#REUNIÃO 25/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL REUNIÃO COM AGENTES JOVENS AMBIENTAIS

A prefeitura municipal de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental e parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado realizou um encontro com os Agentes Jovens Ambientais de Granja AJAs.

A coordenadora Regional dos AJAs, Conceição Nascimento, articulou o momento com os jovens e tirou as dúvidas existentes sobre os PACs executados pelos jovens.

#EVENTO 21/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PEIXAMENTO NO AÇUDE GANGORRA, ITAÚNA, PARAZINHO E JACURUTU

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental e apoio da Colônia de Pescadores de Granja, Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado realizou na manhã de hoje, o peixamento de mais de 70.000 alevinos de tilápia e tambaqui nos açudes gangorra, Itaúna, Parazinho e Jacurutu.

O peixamento é um projeto da SDA que contribui com a reposição do estoque alimentar dos açudes e barragens e gerando renda para os pescadores artesanais."

#EVENTO 15/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

A prefeitura de Granja por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental e apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais agricultoras e agricultores familiares de Granja irá realizar no dia 28/07 o Dia do Agricultor, a "feira da agricultura familiar".

A inscrições para participar da feira serão feitas na sede da secretaria ou no sindicato rural até o dia 22/07. Venha também e participe deste momento.

#ANIMAIS 14/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CASTRAMÓVEL - CASTRAÇÃO DE ANIMAIS CONTINUA NA SEDE

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, está realizando desde ontem (13), as castrações de cadelas inscritas no final do mês de junho. Em breve novas inscrições serão abertas.

Cuidar da nossa gente é lançar um olhar especial aos animais, priorizando ações de políticas públicas voltadas para o controle ético e humanitário de cães e gatos.

#castração #quemamacastra #bemestaranimal #PrefeituraDeGranja

#EVENTO 13/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL OFICINA DE DEFENSIVOS NATURAIS PARA OS JARDINEIROS

Hoje pela manhã o técnico agropecuário Euvandro ministrou uma oficina de defensivos naturais para os jardineiros, estagiários do programa primeira chance e demais funcionários da secretaria.

A oficina visou nivelar a equipe sobre o uso e importância dos defensivos naturais. Os defensivos tem a importância de controlar praga invasoras sem agredir o meio ambiente e o aplicador.

#PrefeituraDeGranja #Oficinas #MeioAmbiente

#ANIMAIS 01/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CONTINUIDADE DAS CASTRAÇÕES DE CÃES E GATAS

Dando continuidade às ações de políticas públicas voltadas para o controle ético e humanitário de cães e gatos, ontem (30) a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou mais um dia de castrações de felinas seguindo a ordem de inscrições.

A meta é concluir as 200 castrações de gatas e cadelas inscritas antes de realizar novas inscrições.

Cuidar da nossa gente é também lançar um olhar especial aos animais!

#MeioAmbiente 10/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ALUSÃO À SEMANA DO MEIO AMBIENTE - DOAÇÃO DE MUDAS E PANFLETAGEM

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrario, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou nessa manhã em alusão a Semana do Meio Ambiente uma Blitz no centro do nosso municipio com doação de mudas frutíferas e panfletagem sobre educação ambiental.

#SemanaDoMeioAmbiente2022 #PrefeituraDeGranja #Natureza

#MeioAmbiente 09/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PALESTRA COM O TEMA: "NASCENTES PRESERVADAS, ÁGUA GARANTIDA"

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental juntamente com a Secretaria de meio ambiente do estado - SEMA realizou hoje uma palestra com o tema nascentes preservadas água garantida e que foi ministrada pelo Sr. Genario Azevedo. O evento aconteceu no auditório do CVT de Granja e contou com a presença dos alunos da escola Estadual Guilherme Teles Gouveia e AJAS.

#Semanadomeioambiente2022 #SEMA

#MeioAmbiente 08/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CINEMA AMBIENTAL COM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental em alusão a Semana do Meio Ambiente, realizou nessa manhã um Cinema Ambiental com alunos da Escola Dona Sinhá com o filme: Lorax em Busca da Trúfula Perdida.

#semanadomeioambiente2022 #PrefeituraDeGranja

#MeioAmbiente 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PALESTRA SOBRE MEIO AMBIENTE

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou durante o dia palestras com alunos da EEMT SÃO JOSE sobre preservação das nascentes, água garantida. As palestras foram ministradas pelas estagiárias do programa primeira chance do curso de meio ambiente.

#PrefeituraDeGranja #semanadomeioambiente2022 #sema

#MeioAmbiente 06/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL MUTIRÃO DE LIMPEZA DA AVENIDA BEIRA RIO

???? A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental, realizou nessa manhã um mutirão de limpeza na Avenida Beira Rio.

Essa Ação faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente em parceria com a SEMA. É a Prefeitura de Granja cuidando do meio ambiente.

#PrefeituraDeGranja #semanadomeioambiente2022

#semanadomeioambienteGranja

#ANIMAIS 06/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ABERTA INSCRIÇÕES PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS - PERÍODO DE 08 À 16 DE JUNHO

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental comunica que no período de 08 a 16 de junho do corrente ano receberá inscrições para castrações de animais ( gatas e cachorras) da população de baixa renda.

?? As inscrições poderão ser realizadas na Secretaria localizada no antigo Dert, nos horários das 9h às 11h30 e 13h30 às 16h30, os interessados deverão comparecer munidos das documentações especificadas abaixo:

Documentos necessários (Apresentar ORIGINAIS e CÓPIAS que ficarão no cadastro)

- RG

- CPF

- Comprovante de residência

- Número do NIS (se houver)

- Cartão de Vacina do Animal (se houver)

#MeioAmbiente 03/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE - 03 À 10 DE JUNHO

A Prefeitura de Granja, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, convida V.Sa. a participar da Semana do Meio Ambiente do dia 03 a 10 de junho.

#PrefeituraDeGranja #semanadomeioambiente #sema

#MeioAmbiente 03/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ALUNOS DA CRECHE CARLOS DIAS MARTINS REAIZARAM PLANTIO NO CANAL - SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Prefeitura de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade ambiental deu início na tarde desta sexta-feira (03) à Semana do Meio Ambiente aqui no município. ?? Nessa tarde, nossos alunos do CEI Carlos Dias realizaram o Plantio de Plantas Nativas na Avenida do Canal.

A gestão realizará uma série de ações comemorativas e estaremos divulgando os vídeos das ações tomadas pela Prefeitura como multirões de limpeza, plantio de árvores nas vias públicas do município e distribuição de mudas de plantas nativas, frutíferas, medicinais e ornamentais.

Todas as ações serão realizadas durante a semana, e visam a melhoria e conscientização sobre o meio ambiente e a importância de cuidar da nossa cidade. A Semana do Meio Ambiente só está começando. Por aqui não deixe de participar e acompanhar tudo através das nossas redes sociais e mídias oficiais.

#meioambiente #semanadomeioambiente #CuidandoDaNossaGente #SEMA

#MeioAmbiente 02/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INICIA SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM GRANJA

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente a Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental estão realizando diversas atividades voltadas para a temática.

Hoje tivemos pela manhã a visita dos alunos da CEI Vera Angelim para conhecer nossa produção própria de mudas.

O técnico agropecuário Sebastião Vale mostrou aos alunos todo o processo produtivo que vai da produção do composto até a mudas produzidas.

#PrefeituraDeGranja #SemanaDoMeioAmbiente

#EVENTO 01/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 5ª REGATA DE CANOAS - TUDO PRONTO!

Tudo pronto para a 5ª REGATA DE CANOA A REMO DE GRANJA! É daqui a pouco, a partir das 08h na nossa belíssima Lagoa Grande no bairro de Fátima!

#PrefeituradeGranja #Granja #regatadecanoas

#EVENTO 01/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 5ª REGATA DE CANOAS EM GRANJA E VENCEDORES DA MODALIDADE CANOA DE MARÉ

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental, em parceria com a Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais e Aquicultores Z45 de Granja, realizou neste domingo a 5ª edição da REGATA DE CANOA A REMO DE GRANJA.

A competição contou com a participação de mais de 100 competidores, das modalidades : Canoa de Maré, Competição de Câmara de Boia de Ar e Modalidade Confecção de Rede, sendo divididas em duas baterias de competidores, classificando-se para final os três primeiros colocados de cada categorias. A Prefeitura de Granja realizou distribuição de vários prêmios em dinheiro aos vencedores de cada modalidade.

O evento contou com a presença da Prefeita Juliana Aldigueri, do Deputado Estadual Romeu Aldigueri, do Deputado Federal Roberio Monteiro, dos vereadores Jeová Brito, Matheus Oliveira, Fanta, Caio coelho,Nicanor,Zenaide, vereadora Saúde Teles, Neta bira, João ture, Suplentes Edi de Paula,Ednaldo da Tiaia, Tonha do Angelim, além da presença de vários espectadores e secretários municipais.

Os vencedores da Modalidade Canoa de Maré

1º- Silvio Lima

2º - Francisco Cláudio

3º - José Francisco

Os vencedores da Modalidade Boia Camara de Ar

1º - Francisco dos Reis

2º - Romário

3º- Ricardo Pereira

Os vendedores da Modalidade Confecção de Rede

1º Rozimeire de Lima

2º Luzia Kelly

3º Francisca Maria

#PrefeituraDeGranja #Granja #5ºRegataDeCanoasGranja

#PASSEIO 25/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 5ª REGATA DE CANOAS

????? A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, em parceria com a Colônia de Pescadores Z-45 de Granja, buscando valorizar a figura do Pescador e suas tradições, realizará no próximo Domingo, 01 de Maio , a partir das 08 da manhã, na Lagoa Grande, bairro de Fátima, a 5ª REGATA DE CANOA A REMO DE GRANJA.

Contamos con a presença de todos ! Vamos valorizar nossas tradições e fortalecer nossa identidade.

#PrefeituraDeGranja #RegataDeCanoas #Granja

#MeioAmbiente 05/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL OFICINA DE PRODUÇÃO DE COMPOSTAGEM COM ALUNOS DA EEMTI SÃO JOSÉ

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambienta realizou uma oficina de produção de compostagem para os alunos da eletiva de medicina popular do EEMTI São José.

A oficina foi ministrada pelo técnico Agrícola Euvandro Oliveira, onde foi mostrado elementos de nutrição das plantas, técnicas de compostagem.

#prefeituradegranja #CuidandoDaNossaGente

#ÁRVORES 29/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL OFICINA DE COMPOSTAGEM COM AUNOS DA EEMTI SÃO JOSÉ

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambienta realizou uma oficina de compostagem para os alunos da eletiva de meio ambiente urbano do EEMTI São José.

A oficina foi ministrada pelo técnico Agrícola Euvandro Oliveira, onde foi mostrado técnicas de compostagem. A compostagem é o processo biológico de transformação de resíduos orgânicos em um composto fertilizante natural, adubo.

#PrefeituraDeGranja #CuidandoDaNossaGente

#ÁRVORES 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL BLITZ EDUCATIVA SOBRE A CONSCIENTIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES NATIVAS

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambienta em parceria com a SEMA está realizando do dia 21 até o dia 24 de Março a Festa Anual das Árvores 2022.

Na manhã de ontem (22), foi realizado no centro de Granja uma blitz educativa sobre a conscientização e importância das árvores nativas. Na ação a secretaria distribuiu mudas, sementes e panfletos para a população

#PrefeituraDeGranja #CuidandoDaNossaGente #faa2022sema??

#ÁRVORES 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CINEMA AMBIENTAL VOLTADO PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambienta em parceria com a SEMA está realizando do dia 21 até o dia 24 de Março a Festa Anual das Árvores 2022.

Na manhã de hoje, foi realizado no CVT de Granja um cinema ambiental voltado para os alunos da rede municipal. O filme o Larax: em busca da trúfula perdida fala sobre a importância das árvores para meio ambiente. Nessa tarde, a equipe recebeu alunos da rede municipal para um plantio de sementes de árvores nativas.

#PrefeituraDeGranja #CuidandoDaNossaGente #faa2022sema??

#ÁRVORES 21/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INICIA A SEMANA DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental em parceria com a SEMA está realizando do dia 21 até o dia 25 de Março a Festa Anual das Árvores 2022. A proposta é valorizar as árvores nativas da região e conscientizar sobre a preservação dessas espécies, pois as mesmas são muito importantes para o meio ambiente.

#Sema #Faa2022 #PrefeituraDeGranja #CuidandoDaNossaGente

#ÁRVORES 18/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022

A prefeitura de Granja por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrario Pesca e Sustentabilidade Ambiental em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente realizará durante a semana do dia 21 ao dia 25 a Festa Anual das Árvores 2022.

O evento terá como objetivo a conscientização sobre preservação da vegetação nativa que contribui com a manutenção de nascentes, curso dos rios, proteção do solo, abrigo e alimentação da fauna é muito mais.

Durante toda a semana a Secretaria de Desenvolvimento Agrário pesca e sustentabilidade Ambiental receberá alunos da rede municipal, estadual e população em geral para participar de diferentes práticas voltas pra essa temática.

Teremos oficinas de produção de mudas, distribuição de mudas nativas, arborização da cidade entre outras.

#PrefeituraDeGranja #festaanualdasárvores

#Desenvolvimento 04/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PEIXAMENTO DE MAIS DE 50 MIL ALEVINOS DE TILÁPIA NOS AÇUDES DE GRANJA

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado realizou na manhã desta sexta-feira, o peixamento de mais de 50.000 alevinos de tilápia nos açudes Gangorra, Itaúna, Parazinho e Jacurutu.

O Peixamento é um projeto da SDA que contribui com a reposição do estoque alimentar dos açudes e barragens, assim gerando renda para os pescadores artesanais.

#PrefeituraDeGranja #peixamento #tilapia

#MeioAmbiente 16/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL MAIS DE 5000 MUDAS DE PLANTAS DE DIFERENTES ESPÉCIES PRODUZIDAS PELOS TÉCNICOS AGROPECUÁRIOS

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental por meio dos seus Técnicos Agropecuários já produziram este ano, mais de 5000 mudas de diferentes espécies sendo elas:

- 100 mudas de mangas enxertadas

- 500 mudas de cajueiro enxertados,

- 150 mudas de açaí;

- 100 mudas de sapoti externado;

- 50 mudas de acerola;

- 250 mudas de copaíba;

- 500 mudas de cedro;

- 1000 mudas de eucalipto arco-ires;

- 2000 mudas de IPÊ ( flores com cores variadas);

- 200 mudas de palmeiras;

- 200 mudas de mini lacre.

Informamos também que logo as mudas estarão aptas a distribuição. E que é preciso levar levar 15 sacos vazios de alimentos não perecíveis para trocar por uma unidade de mudas. Maiores informações procurar a secretaria de desenvolvimento Agrário!

#Agricultura 24/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ASSINTURA DO TERMO DE ADESÃO AOS AGENTES JOVENS AMBIENTAIS - AJA

A prefeitura de Granja por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade ambiental recebeu os jovens do programa agente jovem ambiental AJA para assinatura do termo de adesão e compromisso para o ano de 2022.

O AJA é um programa do Governo estadual em parceria com o município que oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais e tem como objetivo estimular a participação dos jovens em projetos sustentáveis por meio da inclusão social e ambiental focando numa melhor qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

#PrefeituraDeGranja #Granja

#Informação 17/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL GARANTIA SAFRA LIBERADO

A prefeitura Granja através da secretaria de Desenvolvimento Agrario Pesca e Sustentabilidade Ambiental informa aos agricultores que foram inscritos no garantia SAFRA 2021 que está sendo liberado o pagamento do seguro, foi constatado através de índices de pesquisar que houve perca da safra 2021.

Lista dos beneficiários aptos a receber o seguro disponível no link abaixo :

https://abre.ai/dDZu

O pagamento do benefício se dará conforme a terminação do número de Inscrição Social - NIS.

NIS 1 - DIA 10 DE DEZEMBRO

NIS 2- DIA 13 DE DEZEMBRO

NIS 3- DIA 14 DE DEZEMBRO

NIS 4- DIA 15 DE DEZEMBRO

NIS 5- DIA 16 DE DEZEMBRO

NIS 6- DIA 17 DE DEZEMBRO

NIS 7- DIA 20 DE DEZEMBRO

NIS 8- DIA 21 DE DEZEMBRO

NIS 9- DIA 22 DE DEZEMBRO

NIS 0- DIA 23 DE DEZEMBRO

#PrefeituaDeGranja #Liberado #PagamentoGarantia

#Desenvolvimento 04/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ENTREGA DE KITS DE FARDAMENTOS DO PROGRAMA DO ESTADO

A Prefeitura de Granja através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrario, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou a entrega dos kits de fardamento do Programa do Governo do Estado, Agente Jovem Ambiental.

Comunicamos ainda que, em respeito as determinações sanitárias vigentes, será realizado a entrega também nas sedes dos distritos afim de evitar aglomerações e onerações aos membros do programa residentes na zona rural do nosso município.

Prefeitura de Granja, cuidando da nossa gente !

#PrefeituraDeGranja #CuidandoDaNossaGente

#MeioAmbiente 21/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PALESTRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DA REDE PARTICULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL

A Prefeitura Municipal de Granja através da secretaria de Desenvolvimento Agrario, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, em comemoração ao dia da árvore, promoveu hoje uma palestra de educação ambiental para alunos da rede particular de ensino fundamental e médio - CEBJI.

Com foco na importância da árvore para o equilíbrio ambiental. Na ocasião a equipe composta por técnicos do quadro efetivo e servidores temporários do programa primeira chance, fizeram a distribuição de mudas para os alunos e firmaram o compromisso, com os mesmo, para cuidar do desenvolvimento das mudas bem como promover o equilíbrio ambiental do nosso planeta.

#PrefeituraDeGranja #planeta

#Limpeza 18/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Hoje é o dia Mundial da Limpeza ??

A Prefeitura de Granja em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Colônia de Pescadores Z 45 de Granja e com o apoio dos pescadores, garis, funcionários da SDAPSA e a população local realizou nessa manhã na Lagoa, no bairro nossa Senhora de Fátima uma grande ação que visa preservar o meio ambiente e diminuir a poluição do local.

Se cada um fizer a sua parte, juntos construiremos um município melhor pra nossa gente!

Prefeitura de Granja, Cuidando Da Nossa Gente !

#DiaMundialDeLimpezaCE #CuidandodaNossaGente

#Limpeza 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL MUTIRÃO DE LIMPEZA NA LAGOA E BAIRRO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

No próximo sábado, 18 de setembro, é Dia Mundial da Limpeza. Nessa data, a Prefeitura de Granja, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Colônia de Pescadores Z 45 de Granja, convidam, para um mutirão de limpeza que será realizado na Lagoa, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

Vamos comemorar o dia mundial da limpeza fazendo a nossa parte! Dia 18 de setembro, as 8 horas, na Lagoa! Participe! Se cada um fazer a sua parte, juntos construiremos um município melhor pra nossa gente!

#PrefeituraDeGranja #CuidandoDaNossaGente

#RESULTADO 16/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL AJA RESULTADO FINAL

AJA - RESULTADO FINAL

A Prefeitura Municipal de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental INFORMA que a SEMA/Ce divulga o RESULTADO FINAL dos CANDIDATOS SELECIONADOS e CADASTRO RESERVA do Programa Agente Jovem Ambiental - AJA.

Resultado de Granja, acesse pelo link:

https://abre.ai/granjaresultado

Maiores informações no site da SEMA Ceará ou na Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental.

#CuidandoDaNossaGente #PrefeituraDeGranja

#ESTÁGIO 10/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL A SECRETARIA RECEBE OS NOVOS ESTAGIÁRIOS DO PROGRAMA "PRIMEIRA CHANCE"

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental de Granja recebeu na última quarta-feira os Jovens do "Programa Primeira Chance". Além destes foram recebidos os estagiários da EEEP Guilherme Teles Gouveia.

Na ocasião, os jovens receberam orientações do Técnico Agropecuário, Euvandro Oliveira. O mesmo realizou uma demonstração de produção de mudas que vai desde o preparo do composto utilizado até o plantio da espécie determinada.

#PrefeituraDeGranja #CuidandoDaNossaGente

#Planejamento 31/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL AÇÃO INFORMATIVA SOBRE O PROGRAMA GARANTIA SAFRA 2021/2022

A Prefeitura de Granja através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental, realizou nesta terça-feira uma ação informativa nos distritos do município sobre o início das inscrições, normas e documentação necessária para participar do Programa Garantia Safra 2021/2022.

As novas inscrições serão feitas de forma presencial nas sedes da Secretaria de Agricultura, Ematerce ou Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a partir do dia 01/09/2021 e vão até o dia 20/12/2022.

#PrefeituraDeGranja #CuidandoDaNossaGente

#REUNIÃO 17/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL REUNIÃO COM A CORRDENADORA REGIONAL DOS AGENTES JOVENS AMBIENTAIS

A Prefeitura de Granja através da Secretaria Municipalde Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), participou hoje de uma reunião estratégica com a coordenadora regional dos Agentes Jovens Ambientais - AJA, Conceição Nascimento. Na ocasião, foi discutido os próximos passos dos AJA's do município de Granja.

Para maiores informações procurar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental.

#PrefeituradeGranja #AJA #cuidandodanossagente

#REUNIÃO 16/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL REUNIÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA 2021/2022

A Prefeitura de Granja através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - EMATERCE, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares - STRAAF, realizaram na tarde de hoje de uma reunião voltada para a implantação do Programa Garantia Safra 2021/2022.

As novas inscrições serão feitas de forma presencial nas sedes da Secretaria de Agricultura, EMATERCE ou Sindicato a partir do dia 01/09/2021 e vão até o dia 20/12/2022.

Para maiores informações os agricultores deverão procurar a secretaria, a EMATERCE ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

#Datacomemorativa 28/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 28 DE JULHO - DIA DO AGRICULTOR

Hoje, dia 28, celebramos o dia do agricultor.

Parabéns a todos pelo trabalho e dedicação!

#COMUNICADO 26/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NOVAS VAGAS PARA O PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL

Novas vagas do AJA para Granja!

A Prefeitura de Granja informa que a Secretaria do Meio Ambiente do Estado lançou um novo edital para o programa agente jovem ambiental - AJA. Foram abertas 24 vagas para o município de Granja.

Maiores informações na página da SEMA ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental.

O Programa AJA oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo.

As inscrições para o novo edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas do dia 23 de julho até 06 de agosto de 2021.

#Gestão 22/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL GRANJA ALCANÇA NOTA MÁXIMA NA AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE

O município de Granja alcançou a nota máxima na avaliação do índice de qualidade do meio ambiente - IQM pela segunda vez consecutiva.

O IQM é uma iniciativa da SEMA - Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará que classifica os municípios que atendem aos critérios de gestão e gerenciamento de resíduos exigidos pelo decreto nº 29.306, de 05 de junho de 2008

Esse mecanismo possibilita aos municípios, receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS.

#Agricultura 14/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL OFICINA DE ENXERTIA DE FRUTÍFERAS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental, realizou uma oficina de enxertia de frutíferas com os moradores da comunidade de Vaquejador.

Enxertia é um método de propagação vegetativa assexuada que consiste na união de plantas da mesma espécies, e tem o objetivo de clonar materiais com melhor caraterisca genética como frutos melhores e com sabor apreciado, precocidade das plantas entra outras.

O processo acontece entre uma parte da planta denominada enxerto (ou cavaleiro) que é inserida em outra parte de outra planta (ou outro indivíduo de mesma espécie), que pode ser o sistema radicular ou o caule conhecida como porta-enxerto (ou cavalo).

O técnico Euvandro Oliveira juntamente com a equipe da SDAPSA enxertaram várias espécies como cajueiro, mangueira entre outra repassando suas técnicas e conhecimentos para o grupo.

É a prefeitura de granja cuidando e fortalecendo ações de incentivo pra nossa gente.

#Aviso 05/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL REUNIÃO COM A POPULAÇÃO SOBRE O CONTROLE DE ANIMAIS E APREENSÃO - CORREIÇÃO

A prefeitura municipal de granja através da secretaria de desenvolvimento agrário pesca e sustentabilidade ambiental, secretaria do trabalho desenvolvimento social e secretaria de saúde informa a população dos distritos que a partir de amanhã iremos realizar reuniões com a população sobre o serviço de controle e apreensão de animais CORREIÇÃO.

Com o objetivo de esclarecer, educar e achar as melhores soluções a fim de atender as demandas da comunidade.

Cronograma

06/07 terça feira

Ubatuba 9:00h

E.E. F. Martiniano Fontenele

Adrianópolis 11:00h

E.E. F. Juarez Cruz

Timonha 13:00h

C.E.I Isidoro Pereira

Sambaiba 15:00h

E.E.F. Francisco Inácio

07/07 quarta feira

Ibuaçu 9:00 h

E.E.F. Lívio Barreto

Santa Terezinha 11:00 h

E.E.F. Francisca Fontenele.

Parazinho 14:00 h

E.E.F. Francisca Cleomar

#MeioAmbiente 05/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CONVOCAÇÃO DOS AGENTES JOVENS AMBIENTAIS

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, através da Prefeitura de Granja, informa a convocação dos candidatos do cadastro de reserva do Programa Agente Jovem Ambiental - AJA.

A SEMA disponibiliza o sistema virtual para envio da documentação dos candidatos. O sistema ficará disponível até o dia 10 de maio de 2021.

Maiores informações através do link:

https://www.sema.ce.gov.br/programa-agente-jovem.../

#MeioAmbiente 13/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL RESULTADO APÓS ANÁLISE DE DOCUMENTOS - AJA

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), através da prefeitura de Granja, divulga os AJAS aprovados após análise da documentação!

Segue o link com a relação!

https://www.sema.ce.gov.br/.../Resultado-AJA-aprovados...

Os AJA aprovados deverão participar da primeira atividade do programa que será transmitido no YouTube.

1º ENCONTRO TÉCNICO

DIA: 15/04

HORÁRIO: 11:00 as 12:00

Link: https://youtu.be/z792xhE2KGM

#COMUNICADO 30/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL RELAÇÃO DOS AGENTES SELECIONADOS - AJA

A SEMA disponibiliza Sistema Virtual de envio da documentação comprobatória para os candidatos(as) selecionados(as). O prazo se encerra dia 02 de abril.

Aos aprovados, acessem o link abaixo e realizem para o envio da documentação.

#COMUNICADO 19/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL RESULTADO FINAL DO AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) divulgou nesta sexta-feira (19), o resultado final com a relação dos(as) candidatos(as) selecionados(as) e cadastro reserva para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). Os candidatos selecionados deverão enviar a documentação comprobatória através do site da Sema.

Atenção: não há necessidade de que o(a) candidato(a) selecionado(a) se desloque para nenhum lugar a fim de entregar documentos. Todos o processo será feito de forma virtual, respeitando as restrições sanitárias vigentes no nosso Estado.

Até o dia 29 de março de 2021, será disponibilizado um Sistema para envio da documentação. Os candidatos selecionados já devem começar a preparar a sua documentação e aguardar a disponibilização do Sistema para envio através do site da Sema.

Confira a relação completa de Granja clicando no link:

https://www.sema.ce.gov.br/.../sites/36/2021/03/GRANJA-1.pdf

Para maiores informações acesse o link:

https://www.ceara.gov.br/.../sema-divulga-resultado.../

#MeioAmbiente 10/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PREFEITA JULIANA ADIGUERI REALIZA PEIXAMENTO NOS AÇUDES GANGORA, AÇUDE ITAÚNA E AÇUDE DO PARAZINHO

A Prefeitura de Granja através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, realizou nesta quarta-feira (10), o peixamento dos açudes Gangorra, açude Itaúna e açude do Parazinho.

O peixamento é um projeto que visa promover o povoamento e/ou repovoamento dos reservatórios públicos e tem como o objetivo o fortalecimento da atividade da piscicultura.

Foram distribuídos nesses açudes um total de 90.000 alevinos da espécie tilápia.

Esse projeto estimula a produção e o consumo de peixes garantindo segurança alimentar, renda e melhoria na qualidade de vida dos pescadores e da população em geral.

Estamos trabalhando! Cuidando da nossa gente!

#COMUNICADO 10/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL RESULTADO PRELIMINAR DO AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente divulgou o resultado preliminar do AJA - Agente Jovem Ambiental.

O resultado está sujeito a análise até o dia 15/03.

Confira se seu nome está lá lista, acessando: https://www.sema.ce.gov.br/.../sites/36/2021/03/GRANJA.pdf

#COMUNICADO 08/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PRORROGADO RESULTADO DOS INSCRITOS PARA AGENTE JOVEM AMBIENTAL (AJA)

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), informa que, por conta do grande número de inscritos e dos problemas técnicos gerados em função do agravamento da pandemia do Covid-19, a data para divulgação do resultado preliminar com os candidatos selecionados para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) foi adiada para a próxima quarta-feira, 10 de março.

A listagem dos selecionados será disponibilizada no site da Sema. As novas datas para as próximas fases do processo seletivo serão remarcadas e divulgadas oportunamente. Recomendamos ficar atento(a) ao site da Secretaria.

#COMUNICADO 15/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

A Secretaria de Meio Ambiente -SEMA- CE lança o Programa Agente Jovem Ambiental - AJA que tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. Será concedido ao AJA auxílio financeiro no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), durante 12 (doze) meses. São 80 vagas para Granja. A inscrição pode ser feita pelo site: www.sema.ce.gov.br/incrição-ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental.

Prefeitura de Granja, cuidando da nossa gente!

#Gestão 22/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL GRANJA É DESTAQUE NO INDICE DE QUALIDADE NO MEIO AMIENTE (IQM)

Granja em destaque, de novo. Desta vez foi no Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM) que rendeu ao município a nota máxima na avaliação. O índice é uma iniciativa da SEMA - Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará que classifica os municípios que atendem aos critérios de gestão e gerenciamento de resíduos exigidos pelo decreto n.° 29.306, de 5 de junho de 2008.??

#Datacomemorativa 30/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DISTRIBUI CAMISAS UV AOS PESCADORES

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental com o apoio da Colônia de Pescadores de Granja, distribuiu pela manhã em comemoração ao dia de São Pedro, camisas de manga longa com filtro UV para os pescadores de Granja. Essas camisas seriam entregue aos mesmos no evento da regata que foi cancelado em virtude da Pandemia do Coronavírus. Durante a distribuição todas as medidas de prevenção foram tomadas.

#Cultura 05/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente.

Ainda há tempo de plantar uma nova semente e projetar um futuro mais sustentável. Qual o meio ambiente você quer deixar para seus filhos e seus netos? Faça sua parte e torne o mundo mais verde!

#Agricultura 25/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 25 DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR RURAL

Parabéns a quem trabalha com dedicação pra gerar desenvolvimento no campo e na cidade.

Mãos que produzem nossos alimentos!

#Agricultura 16/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL COMUNICADO - SUSPENSA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO DA V REGATA DE CANOA A REMO

COMUNICADO - SUSPENSA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO DA V REGATA DE CANOA A REMO

#Curso 09/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CURSO OPERADOR DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO REALIZADO EM GRANJA, EM PARCERIA COM O INSTITUTO CENTEC.
#Prefeita 17/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL SOLENIDADE DE ADESÃO AO PROGRAMA GRANTIA SAFRA 2019/2020

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), a Solenidade de adesão ao Programa Garantia Safra 2019/2020. O evento ocorreu no Palácio da Abolição, e contou com a presença do Governador do Estado Camilo Santana, a Prefeita Amanda Aldigueri, do Deputado Estadual Romeu Aldigueri, dentre outras autoridades. Através desta ação do Governo do Estado, será pago um benefício no valor de R$ 850,00 aos agricultores familiares, que sofreram perda de safra acima de 50% devido à seca ou excesso de chuvas.

Granja, através de sua administração, é um dos Municípios que aderiu ao programa que irá beneficiar nossos agricultores.

#Agricultura 06/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL A Prefeitura Municipal de Granja realizou hoje a distribuição de mudas nativas e frutíferas do projeto "MEU POMAR".
#Agricultura 20/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Os servidores municipais da Secretaria de Desenvolvimento Agrário lançam sementes através da doação de mudas.

Os servidores municipais da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, acreditam em dias melhores para as nossas comunidades e com o objetivo do espírito natalino lançam sementes para um amanhã próspero através da doação de mudas, contemplando este espírito e afim de contagiar toda a comunidade com a solidariedade festejam o final de ano com gratidão e partilha.

#Agricultura 17/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DIA DA AGRICULTURA - 17 DE OUTUBRO

Parabéns aos agricultores pelo dia de hoje!

Em Granja, a agricultura familiar faz parte do cardápio da merenda escolar!

#Agricultura 09/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO PROMOVEU UMA OFICINA DE ENXERTIA DE MUDAS FRUTÍFERAS

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental, promoveu hoje na comunidade do Vaquejador com um grupo de produtoras rurais, uma oficina de enxertia de mudas frutíferas. O técnico Euvandro Oliveira ministrou a oficina e mostrou algumas técnicas utilizadas para realizar esse processo como: garfagem por fenda cheia, enxertia por borbulhia de placa e enxertia por garfagem lateral. Foi repassado também métodos de defensivos naturais entre outros assuntos. É a SDAPSA levando técnicas melhoradas ao homem do campo.

#MeioAmbiente 05/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE Só quem ama preserva! Cuide do nosso Meio Ambiente! 05 de junho | Dia Mundial do Meio Ambiente.
#Lazer 19/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 4º REGATA DE CANOA A REMO DE GRANJA Através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental e Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo, com o apoio da Colônia de Pescadores, realizou a 4º REGATA DE CANOA A REMO DE GRANJA.
#MeioAmbiente 13/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL REUNIÃO COM PRODUTORES RURAIS E ENTREGA DE MUDAS FRUTÍFERAS A prefeita de Granja, Amanda Aldigueri, esteve na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Ambiente Sustentável, juntamente com o Secretário, Milton Cassimiro, e o SubSecretário Roberto Chaves em reunião com produtores rurais.
#Agricultura 14/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL A Secretaria de Agricultura participou do III Congresso de Renovação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Coreaú A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental participou nesta quarta-feira do III Congresso de Renovação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Coreaú, que realizou-se no auditório do Centro de Convenções de Sobral-CE. Neste evento, a cidade de Granja foi eleita para ocupar uma das seis vagas da categoria PODER PÚBLICO MUNICIPAL e será membro integrante do comitê para o mandato de 2018 - 2022, representado pelo senhor Roberto Chaves Ferreira Subsecretário de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental e tendo como suplente o servidor público municipal Guilherme Carneiro Rocha. É a Prefeitura Municipal de Granja dando a sua contribuição pela preservação e o uso consciente das águas da bacia hidrográfica do Coreaú.
#Agenda 25/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DIA DO TRABALHADOR RURAL Parabéns aos profissionais que através de suas mãos alimentam o crescimento rural de Granja!
------------------------------------------------------------------------
#DiaDoTrabalhadorRural
#Agricultura 22/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL #CONVITE #CasaDoPescador #CONVITE #CasaDoPescador

24 de maio, no CVT de Granja das 8:00hs às 13:00hs.
#Agricultura 26/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Oficina sobre o uso correto do fogo na agricultura é realizada em Granja A Secretaria de Desenvolvimento Agrário Recursos Hídricos e Pesca, em parceria com o IBAMA CE e a EEEP Guilherme Teles Gouveia, no último dia 25 de outubro, finalizaram uma oficina sobre o uso correto do fogo na agricultura. Participaram desta oficina entidades como: as EEEPs. Guilherme Teles Gouveia e Emanuel Arruda, IFCE de Camocim, EMATERCE, STR de Granja, Assentamentos de produtores rurais, funcionários da Guilherme Teles e da Secretária de Desenvolvimento Agrário.

No decorrer da oficina e com a condução desta dupla altamente competente Sra. Maria José e José Maria, ambos Analistas Ambientais do núcleo de Educação Ambiental do IBAMA CE, mostraram um novo horizonte. Não seria só o controle do fogo que estamos precisando, mas sim compreender que precisamos atuar na agricultura com sustentabilidade. Este momento que passamos juntos na oficina foi um grande encontro de gerações e porque não dizer também de culturas, pois estavam presentes agricultores tradicionais, técnicos extensionistas rurais, alunos (futuros técnicos), professores das EPs e IFCE. Pense na diversidade de ideias e visões sobre agricultura que se faz e a visão de sustentabilidade neste encontro, muito diverso e enriquecedor.

Agradecemos a todos pela presença e suas contribuições e principalmente a Prefeitura Municipal de Granja pelo amplo apoio sem o qual este evento não poderia ter ocorrido.

#Agricultura 27/04/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Novas Instalações do Abatedouro de Granja Na manhã desta quinta-feira (27) a Prefeita Amanda do Romeu visitou e inspecionou as novas instalações do Abatedouro José João Dias. O abatedouro público de Granja recebe constantemente reformas e melhorias na sua estrutura. É um dos poucos no interior do Ceará a ser equipado com a Pistola Pneumática para abate de animais. Agora também conta com sistema de videomonitoramento moderno, tornando possível a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Pesca monitorar 24 horas por dia a movimentação no local.
www.granja.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 17:52:49