CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#COMUNICADO 11/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CADASTRO ÚNICO! INFORME!

O sistema online do Cadastro Único V7 ficará indisponível entre os dias 11 a 15 de outubro (5 dias). Durante esse período será realizado o processo de atualização automática da renda CNIS com base Cadastro Único. Voltando ao funcionamento normal dia 16 de outubro.

#COMUNICADO 31/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR 2023!

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) torna público o edital para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de nosso município.

As regras do processo, assim como edital e as resoluções do CMDCA, encontram-se disponíveis no link abaixo:

#COMUNICADO 19/08/2022 GABINETE DO PREFEITO INFORMATIVO DIGITAL

Informativo Digital- Edição 01/08

Veja mais em nossas Páginas Oficiais ??

#PrefeituraDeGranja #InformativoDigitalAgosto

#COMUNICADO 05/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COMUNICADO SAAE - SANTA TEREZINHA

O SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE GRANJA, COMUNICA QUE DEVIDO A FALTA DE ENERGIA NA LOCALIDADE ATRÁS DOS MORROS, ONDE AS BOMBAS ESTÃO LOCALIZADAS, O FORMECIMENTO DE ÁGUA ENCONTRA-SE PARALISADO EM SANTA TEREZINHA.

ASSIM QUE FOR NORMALIZADO A ENERGIA, VOLTAREMOS COM FORNECIMENTO DE ÁGUA.

#COMUNICADO 21/07/2022 GABINETE DO PREFEITO VIAS DE ACESSO SERÃO BLOQUEADAS DURANTE VIII GRANCHITÃO

?? ATENÇÃO ??

?? Vias de acesso serão bloqueadas durante o VIII Granchitão.

?? A entrada da Ponte Metálica, pela CE-085 (vindo sentido Parazinho-Granja), e a entrada da Avenida Beira Rio, pela CE-085 (vindo sentido Martinópole-Granja) estarão bloqueadas nesse período de Granchitão.

? ACESSOS LIVRES:

Rua Alto dos Pescadores (Dert)

Rua João Pessoa (Alto do Posto)

Rua Quatorze de Julho (Oiteiro)

??Essa é mais uma medida de organizarmos o trânsito e termos um Granchitão com segurança e organização!

#COMUNICADO 20/07/2022 GABINETE DO PREFEITO GRARRAFAS PETS SERÃO DISPONÍVEIS PARA ENTRADA COM BEBIDAS NA ARENA BEIRA RIO

?? Não será permitido o consumo de bebida alcoólica em recipiente de vidro e copos de vidro na Arena Beira Rio. Para isso a Prefeitura disponibiliza nas duas entradas nos portais, garrafas pets.

#Segurança #PrefeituraDeGranja #VIIIGRANCHITÃO

#COMUNICADO 03/05/2022 GABINETE DO PREFEITO PRAZO FINAL PARA REGULARIZAR O TÍTULO DE ELEITOR
#COMUNICADO 21/03/2022 GABINETE DO PREFEITO RESTITUIÇÃO DAS TAXAS DE VALORES - CONCURSO PÚBLICO

A Prefeitura Municipal de Granja vem a público comunicar que irá iniciar as restituições dos valores das taxas de inscrições que foram adimplidas pelos candidatos legitimamente inscritos nos concursos públicos municipais, que foram regidos pelos editais n° 001/2021 e 002/2021. Para tanto, esta edilidade solicita que os interessados enviem o requerimento para o e-mail: ouvidoriarestituicao@granja.ce.gov.br, anexando o comprovante de inscrição e pagamento, cópia dos documentos pessoais (RG e CPF), bem como os dados bancários de titularidade do próprio inscrito.

A Administração Pública Municipal se coloca à disposição para eventuais dúvidas através dos canais oficiais presentes no sitio eletrônico: www.granja.ce.gov.br

Edital disponível no link: https://abre.ai/edJK

#COMUNICADO 03/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL COMUNICADO - BENEFICIÁRIOS DO LEITE!!

ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA DO LEITE

A Prefeitura Municipal de Granja informar que as aquisições e entregas de leite, oriundo do Programa de Alimenta Brasil na Modalidade Incentivo à Produção e ao Consumo do Leite do Governo Federal em parceria com o Estado do Ceará, estão suspensas por tempo indeterminado.

A suspensão se fez necessária devido a necessidade da celebração de novos contratos, os quais estão condicionados a liberação de recursos para a continuidade da execução do ano de 2022.

Para mais informaçoes entre em contato com a SMTAS.

#PrefeituraDeGranja #Comunicado

#COMUNICADO 24/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CADASTRO PARA OS UNIVERSITÁRIOS

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Educação, informa aos UNIVERSITÁRIOS VETERANOS que estudam nas universidades públicas e privadas de Sobral e Camocim, que estará disponível a plataforma para atualização de cadastro no período de 24 e 25 de janeiro.

A partir de hoje dia 24/01 o universitário deverá comparecer a Secretaria Municipal de Educação com os seguintes documentos: XEROX : RG, CPF, COMPROVANTE DE MATRÍCULA, GRADE CURRICULAR, COMPROVANTE DE ENDEREÇO, CERTIFICADO DE VACINAÇÃO), PARA EMISSÃO DA CARTEIRINHA UNIVERSITÁRIA.

Link : http://sistemaspmg.net/

#COMUNICADO 23/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO CONCURSO - LOCAIS DE PROVA PARA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

A Prefeitura de Granja informa que já está disponível os locais de prova para os níveis FUNDAMENTAL e MÉDIO que ocorrerá no próximo Domingo (29).

Fique atento : No turno da manhã, os portões abrirão às 7h e fecharão às 7h40min. As provas iniciarão às 8h.

No turno da tarde, os portões abrirão às 13h e fecharão às 13h40min. As provas iniciarão às 14h.

#COMUNICADO 10/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PRORROGADA INSCRIÇÕES PARA CADASTRO DO ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO

Comunicamos a todos os estudantes universitários de faculdades públicas e privadas que a Secretaria de Educação de Granja está prorrogando o prazo até o dia 15/08 para o recadastramento, tendo em vista que algumas faculdades ainda estão com matriculas abertas até o dia 13/08. O recadastramento visa sabermos a real demanda para o retorno às aulas para tão logo as universidades estejam funcionando 100% de maneira presencial, os transportes universitários sejam disponibilizados. Informamos também que entramos em contato com todas as Instituições de Ensino Superiores e que no momento, algumas instituições estão com 100% de suas aulas de maneira remota, e outras oferecendo modalidade híbrida, ou seja, há a oportunidade do aluno continuar estudando no conforto de sua casa, tendo em vista que a maior parte dos estudantes ainda não foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19, além do fato de que muitos professores ainda não tomaram a segunda dose. Todas as Instituições garantiram que nenhum aluno teria prejuízo em suas atividades acadêmicas. Para os alunos que irão cursar disciplinas de laboratório (aulas práticas), que tem por natureza a obrigatoriedade de ser presencial, compareçam a secretária de educação com o comprovante de matrícula na referida disciplina e o calendário das mesmas que será disponibilizado o transporte, como já nos comprometemos anteriormente com os estudantes e com as universidades.

Ainda assim, a Prefeitura de Granja, está prorrogando o cadastramento para que nenhum universitário deixe de realiza-lo.

Faça o cadastro através do QR code ou acessando o link: https://abre.ai/onibusunive

#cadastrotransporteuniversitarios #prefeituradegranja #educação #compromissocomuniversitarios #cuidandodanossagente**

#COMUNICADO 28/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CADASTRAMENTO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

Informamos que a Secretaria de Educação de Granja construiu para todos os estudantes universitários um sistema online para cadastro da demanda de retorno às aulas para tão logo as universidades estejam funcionando 100% presencial, os transportes universitários sejam disponibilizados. No momento, algumas instituições estão com 100% de suas aulas de maneira remota, e outras oferecendo modalidade híbrida, ou seja, há a oportunidade do aluno continuar estudando no conforto de sua casa, tendo em vista que a maior parte dos estudantes ainda não foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19, além do fato de que muitos professores ainda não tomaram a segunda dose. Ainda assim, a Prefeitura de Granja, no intuito de realizar um planejamento adequado da demanda futura, está abrindo o cadastramento prévio.

Faça o cadastro através do QR code ou acessando o link: https://abre.ai/onibusunive

#cadastrotransporteuniversitarios #prefeituradegranja #educação #compromissocomuniversitarios #cuidandodanossagente

#COMUNICADO 26/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NOVAS VAGAS PARA O PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL

Novas vagas do AJA para Granja!

A Prefeitura de Granja informa que a Secretaria do Meio Ambiente do Estado lançou um novo edital para o programa agente jovem ambiental - AJA. Foram abertas 24 vagas para o município de Granja.

Maiores informações na página da SEMA ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental.

O Programa AJA oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo.

As inscrições para o novo edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas do dia 23 de julho até 06 de agosto de 2021.

#COMUNICADO 18/06/2021 GABINETE DO PREFEITO PRORROGADO AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO PÚBLICO DE GRANJA

A Prefeitura de Granja através da empresa Consulpam Consultoria, torna público a prorrogação das inscrições do concurso público de Granja até o dia 02 de julho de 2021.

Para inscrições e/ou dúvidas, acesse o site www.consulpam.com.br

#COMUNICADO 15/06/2021 GABINETE DO PREFEITO NOTA PÚBLICA - SAAE NOTA PÚBLICA
O SAAE de Granja/CE vem a público, repudiando a desinformação e a disseminação de Fake News, esclarecer a população que a tarifa cobrada dos respectivos usuários, no valor atual mínimo de R$ 14,10 (quatorze reais e dez centavos), se refere exclusivamente ao serviço de abastecimento de água potável, não havendo, portanto, aumento, e nem mesmo estando contido no valor tarifário acréscimo pelo serviço de esgoto, ou seja, não há cobrança por serviço de esgoto.
Oportuno informar que o valor da tarifa cobrado atualmente pelo SAAE corresponde, a título de exemplo, a aproximadamente 30% do valor residencial normal cobrado pela Cagece, que no corrente ano, encontra-se no patamar de R$ 45,20 (quarenta e cinco reais e vinte centavos).
Para concluir, a administração do SAAE esclarece que, dentro do seu equilíbrio financeiro, busca oferecer o melhor serviço a população granjense, inclusive, quando promoveu isenções tarifárias em decorrência das dificuldades econômicas geradas pelo enfrentamento a pandemia da Covid-19.
Colocamos-nos a disposição da população para elucidar eventuais dúvidas.
#COMUNICADO 10/06/2021 GABINETE DO PREFEITO NOTA INFORMATIVA - LEILÃO PÚBLICO

NOTA INFORMATIVA - LEILÃO PÚBLICO

A Prefeitura de Granja irá realizar na sexta feira, 18 de junho, às 14:00 um leilão público. O leilão acontecerá de forma online, serão 15 lotes, com lance INICIAL a partir de 150 reais. Os lances serão realizados através do site ( https://celsocunhaleiloes.com.br ). Poderá participar do leilão qualquer pessoa física ou jurídica, legalmente representada.

#COMUNICADO 05/06/2021 GABINETE DO PREFEITO RETIFICAÇÃO II - PRORROGADA AS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS

As Secretarias Municipais de Granja publicaram neste dia retificação aos Editais de seleção de estagiários para contemplar todos os estudantes que estão cursando o nível médio, incluindo escolas de tempo integral, profissionalizantes e ensino técnico; além dos de nível superior. Em razão do curto prazo de inscrições, a administração pública municipal, buscando dar condições igualitárias a todos os estudantes municipais, prorrogou os períodos previamente estabelecidos. Acompanhe!
Confira os links dos Editais:

ADMINISTRAÇÃO;
https://www.granja.ce.gov.br/.../EDITAL%20DE%20ESTAGIO%20...

SAÚDE;
https://www.granja.ce.gov.br/.../EDITAL%20DE%20ESTAGIO%20...

EDUCAÇÃO;
https://www.granja.ce.gov.br/.../EDITAL%20DE%20ESTAGIO%20...

ASSISTÊNCIA SOCIAL;
https://www.granja.ce.gov.br/.../EDITAL%20DE%20ESTAGIO%20...

#COMUNICADO 31/05/2021 GABINETE DO PREFEITO COMUNICADO - CORREIÇÃO DE ANIMAIS NOS DISTRITOS DE GRANJA ?? ??  COMUNICADO
Atendendo a solicitação dos representantes da Diocese de Tianguá e das associações comunitárias, a partir de amanhã daremos início a correição de animais nos distritos do município. Fizemos ao longo do mês de maio uma campanha educativa, sensibilizando os criadores para que se adequassem às normas.
Amanhã uma equipe disponibilizada pela prefeitura ficará vigilante realizando o recolhimento dos animais todos os dias da semana.
Reforçamos a importância dos criadores manterem seus animais presos. Os animais soltos causam prejuízos e transtornos à população, ao trânsito e danificam praças e jardins, além da possibilidade de transmissão de doenças. Por isso, pedimos a compreensão dos proprietários para que deixem seus animais presos.
A ação visa ainda a prevenção a saúde, limpeza e urbanização, visto que, dessa forma os locais ficam também mais atrativos e de melhor convívio social.
Prefeitura de Granja, cuidando da nossa gente!
#COMUNICADO 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL BENEFICIÁRIOS DO PAA LEITE

ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS DO PAA LEITE!

A Prefeitura Municipal de Granja através do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA leite, informa que a entrega do leite do referido programa passará por redução diminuindo a quantidades de famílias beneficiadas.
A coordenação Estadual do programa comunicou a gestão municipal que o ajuste já foi utilizado nos anteriores e se fez necessário devido até a presente data não se obter informações, por parte do Ministério da Cidadania, do Governo Federal, quanto as possibilidades de novos repasses para a continuidade das aquisições para o novo  convenio referente ao ano de 2021.
Para mais informações entre em contato com a SMTAS.

#COMUNICADO 10/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COMUNICADO DO SAAE

Comunicado do SAAE.

#COMUNICADO 25/04/2021 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 37/2021 - INFORMAÇÕES

Respeitando o Decreto Estadual n. 34.043/2021, a Prefeitura de Granja torna público o Decreto Municipal n. 37/2021, estabelecendo entre as novas medidas, inclusive de ampliação da liberação de atividades econômicas, as seguintes:

?? as atividades comerciais, de segunda a sexta-feira, com funcionamento entre 7h as 13h, terão limitação da capacidade de atendimento ampliada para 40% (incluindo escritórios de advocacia);

?? comércios funcionam em regime de delivery depois das 13h;

??igrejas e templos de qualquer culto, bem como academias e congêneres, poderão funcionar presencialmente das 6h as 19:30h, de segunda a sexta-feira, com limitação de 30% da capacidade máxima;

?? Transporte intermunicipal continuam proibidos;

?? isolamento social rígido (lockdown) mantido das 20h de sexta-feira as 5h de segunda-feira;

?? toque de recolher, de segunda a sexta-feira, das 20h as 5h;

?? manutenção das barreiras sanitárias e proibição de utilização de espaços públicos, com pontuais exceções;

?? liberação das aulas presenciais, no ensino privado, para todas as séries do Ensino Fundamental, observada a limitação de 40% da capacidade;

?? continua proibido o uso do espaço do beira rio, bem como a utilização dos banhos públicos;

?? continua permitido o uso de outros espaços públicos, com as exceções do Decreto, para a prática esportiva individual.

Confira o decreto na íntegra acessando o link:

https://www.granja.ce.gov.br/.../DECRETOS_37_2021_0000001...

#COMUNICADO 12/04/2021 GABINETE DO PREFEITO COMUNICADO DO SAAE Comunicado do SAAE
#COMUNICADO 11/04/2021 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 34/2021 - DISPÕE SOBRE O ISOLAMENTO SOCIAL Decreto nº 34/2021.
Dispõe sobre o isolamento social rígido como medida necessária e direcionada ao enfrentamento a disseminação do novo coronavírus no âmbito municipal, com liberação de algumas atividades econômicas na forma que indica.
Reforçamos o pedido para que a população continue com as medidas de proteção, sejam elas: use máscara, mantenha o distanciamento social, não cause aglomerações e sempre faça a higienização das mãos com álcool em gel. 
Confira o decreto clicando no link:
https://www.granja.ce.gov.br/.../DECRETOS_34_2021_0000001...
Colabore! Vamos vencer! ??
#COMUNICADO 30/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL RELAÇÃO DOS AGENTES SELECIONADOS - AJA

A SEMA disponibiliza Sistema Virtual de envio da documentação comprobatória para os candidatos(as) selecionados(as). O prazo se encerra dia 02 de abril.

Aos aprovados, acessem o link abaixo e realizem para o envio da documentação.

#COMUNICADO 30/03/2021 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 31/2021 - ISENÇÃO DE TAXAS POR 60 DIAS DE BENS PERMISSIONÁRIOS OU CONCESSIONÁRIOS DE IMOVEIS PÚBLICOS

A Prefeita de Granja assinou o Decreto Municipal n. 31/2021 que isenta, pelo prazo de 60 dias, as taxas e/ou tarifas que são cobradas dos permissionários e concessionários que se utilizam de bens imóveis pertencentes ao Poder Público Municipal. Em razão do isolamento social rígido, tais comerciantes estão impossibilitados de abrir seus pontos nos quiosques, boxes e bancas presentes em espaços públicos, na sede e na zona rural, pelo que a medida visa reduzir os impactos financeiros negativos suportados pelos mesmos! Trata-se de medida necessária diante da crise financeira vivenciada, e das consequências do lockdown que se mostra medida eficiente para evitar ainda mais o agravamento da pandemia pela COVID-19! É a prefeitura trabalhando pelo bem estar da população!

#COMUNICADO 30/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA DE SAÚDE

Nota de Esclarecimento | Secretaria de Saúde.

#COMUNICADO 29/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO AUXÍLIO FINANCEIRO AOS PROFISSIONAIS DOS SETORES DE BARES E RESTAURANTES

O auxílio financeiro aos profissionais do setor de bares e restaurantes, será desembolsado em duas parcelas de R$ 500,00 (quinhentos reais). Essa é mais uma ação do Governo do Estado do Ceará que tem por objetivo conceder auxilio financeiro aos desempregados (as) do setor de bares, restaurantes e afins (alimentação fora do lar). Faz parte de um pacote de ações para socorrer o setor em meio à pandemia da Covid-19. No site você também encontra um chat para tira-dúvidas.

#COMUNICADO 19/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL RESULTADO FINAL DO AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) divulgou nesta sexta-feira (19), o resultado final com a relação dos(as) candidatos(as) selecionados(as) e cadastro reserva para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). Os candidatos selecionados deverão enviar a documentação comprobatória através do site da Sema.

Atenção: não há necessidade de que o(a) candidato(a) selecionado(a) se desloque para nenhum lugar a fim de entregar documentos. Todos o processo será feito de forma virtual, respeitando as restrições sanitárias vigentes no nosso Estado.

Até o dia 29 de março de 2021, será disponibilizado um Sistema para envio da documentação. Os candidatos selecionados já devem começar a preparar a sua documentação e aguardar a disponibilização do Sistema para envio através do site da Sema.

Confira a relação completa de Granja clicando no link:

https://www.sema.ce.gov.br/.../sites/36/2021/03/GRANJA-1.pdf

Para maiores informações acesse o link:

https://www.ceara.gov.br/.../sema-divulga-resultado.../

#COMUNICADO 10/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL RESULTADO PRELIMINAR DO AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente divulgou o resultado preliminar do AJA - Agente Jovem Ambiental.

O resultado está sujeito a análise até o dia 15/03.

Confira se seu nome está lá lista, acessando: https://www.sema.ce.gov.br/.../sites/36/2021/03/GRANJA.pdf

#COMUNICADO 08/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PRORROGADO RESULTADO DOS INSCRITOS PARA AGENTE JOVEM AMBIENTAL (AJA)

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), informa que, por conta do grande número de inscritos e dos problemas técnicos gerados em função do agravamento da pandemia do Covid-19, a data para divulgação do resultado preliminar com os candidatos selecionados para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) foi adiada para a próxima quarta-feira, 10 de março.

A listagem dos selecionados será disponibilizada no site da Sema. As novas datas para as próximas fases do processo seletivo serão remarcadas e divulgadas oportunamente. Recomendamos ficar atento(a) ao site da Secretaria.

#COMUNICADO 27/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COMUNICADO DO SAAE - DESLIGAMENTO PROGRAMADO PARA MANUTENÇÃO

COMUNICADO DO SAAE.

#COMUNICADO 15/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

A Secretaria de Meio Ambiente -SEMA- CE lança o Programa Agente Jovem Ambiental - AJA que tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. Será concedido ao AJA auxílio financeiro no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), durante 12 (doze) meses. São 80 vagas para Granja. A inscrição pode ser feita pelo site: www.sema.ce.gov.br/incrição-ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental.

Prefeitura de Granja, cuidando da nossa gente!

#COMUNICADO 14/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA PÚBLICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

NOTA PÚBLICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Granja/CE vem por meio desta nota esclarecer sobre o fato trágico que vitimou, no pós-parto, uma cidadã granjense, empós a sua passagem pelo Hospital Deputado Murilo Aguiar. A gestante possuía 27 anos, estava em sua 1ª gestação e iniciou Pré-Natal com 9 semanas de estado gravídico, realizando exames laboratoriais e ultrassom sem alterações, bem como fazendo uso de ácido fólico e sulfato ferroso, sendo, portanto, diligentemente assistida pela Secretaria Municipal de Saúde. Seguiu com acompanhamento Pré-Natal mensal na Unidade Básica de Saúde local, realizando 05 consultas até a 36ª semana, ou seja, 8º mês gestacional, com atendimentos prestados pelo enfermeiro e pela médica da unidade pública de saúde, não tendo sido apresentada nenhuma intercorrência durante todo o acompanhamento, nem muito menos sido constatado comorbidades preexistentes. Nesse sentido, a última consulta da gestante com os profissionais competentes, na UBS, foi realizada em 07 de dezembro, sem exposição de queixas ou anormalidades, sem edema, e ainda mantendo uso de sulfato ferroso.

Ademais, na madrugada do dia 12 de dezembro do corrente ano a gestante deu entrada no Hospital Maternidade Vicente Arruda, em Granja/CE, apresentando dor em baixo ventre e sangramento transvaginal, batimentos fetais presentes e normais, pressão arterial normal, sendo encaminhada preventiva e em caráter de emergência para o Hospital Pólo Deputado Murilo Aguiar, em Camocim/CE, nosocômio este que tem a responsabilidade de manter médico obstetra 24hs de plantão.

Ao chegar no Hospital Pólo, a gestante foi submetida à negligência obstétrica, conforme relato dos familiares, ocasião em que teve que esperar, na entrada da emergência, por cerca de 03 horas para ser avaliada, e a despeito das dissonâncias quanto à demora no atendimento, a própria nota da Instituição, publicada informalmente por um Blog da região, confirma a estada da paciente na recepção do nosocômio, sem qualquer assistência. Nesse diapasão, a acompanhante da gestante relatou também que foi negada a avaliação da paciente, por aquela unidade hospitalar, em razão de desafeto político partidário, já que a paciente possui residência em Granja.

Outrossim, imprescindível esclarecer que a paciente, mesmo apresentando intercorrência no parto/puerpério, o que foi relatado pelos familiares que com ela tiveram contato e presenciaram possível hemorragia, passou mais de 24 horas no Hospital Deputado Murilo Aguiar.

Por conseguinte, no dia 13 de dezembro, o Hospital Murilo Aguiar informou à família que a puérpera seria transferida para Sobral por apresentar quadro clínico grave, realizando a transferência, momento em que a paciente evoluiu para um fatídico óbito no interior da ambulância, durante o translado de Camocim à Sobral.

Ocorre que muitas indagações surgem diante da própria nota da direção do Hospital, na medida em que não se tem como coadunar a declaração institucional de que o parto normal foi sem complicações obstétricas, e pouco tempo depois a paciente vem a óbito. Como essa evolução no agravamento do quadro clínico da paciente se deu tão rapidamente, se conforme informações da Instituição, a gestante estava em perfeito estado clínico após o parto? Como a paciente, até então saudável, evolui para um estado de alta complexidade em exíguo prazo? A paciente no translado foi acompanhada por um profissional médico? Ela chegou a ser entubada? Muitas são as perguntas sem respostas concretas e invariáveis!

A família consternada com a situação, e buscando maiores esclarecimentos, solicitou a direção do Hospital Deputado Murilo Aguiar a cópia do prontuário da paciente, pleito que foi prontamente negado, ocasião em que se limitaram apenas a repassar, para as pessoas interessadas, a informação de que entregariam a cópia do prontuário tão somente mediante ordem judicial. Constatou-se também, pelas pessoas então presentes, que não havia médico obstetra, no dia 13 de dezembro de 2020, de plantão no referido nosocômio, momento em que o médico clínico que prestava atendimento, Dr. Miraci, ficou encarregado do contato com a família, relatando a estes que não sabia prestar esclarecimentos no tocante a causa mortis da paciente.

Não seria admissível, caso se tenha a comprovação inconteste, que um Hospital de referência em Obstetrícia não tenha prestado a devida assistência a uma parturiente ao não dispor de profissional obstetra no plantão para acompanhar as intercorrências e dar explicações à família sobre a condição das pacientes. Se assim ficar comprovado, patente a constatação de que o equipamento de saúde cometeu violência obstétrica, somando-se a confissão quanto a burocratização da assistência ao retardar o atendimento de uma paciente em situação de emergência obstétrica.

Por derradeiro, causa perplexidade, o fato da direção do Hospital Pólo, em sua defesa, infelizmente externar suposições, fazer conjecturas e empregar expressões que denotam uma polarização político partidária, que não deveriam sequer serem pontuadas, por serem completamente descabidas e alheias a situação. O que se evidencia é a carência técnica ou descuido daqueles que emitiram/redigiram a mencionada Nota, até porque expõe e capitaneia repercussão negativa do ocorrido sem se importar com o luto da família e a perda precoce da vida de uma mãe.

Esta Secretaria Municipal de Saúde está tomando as devidas providências para que seja realizada auditoria no Hospital Deputado Murilo Aguiar, o que o fez por intermédio do protocolo de Ofício à Secretaria de Saúde do Estado e à Superintendência Regional de Sobral, bem como encaminhado a fatídica notícia ao Ministério Público Federal e Estadual para que procedam com as investigações e eventuais e futuras responsabilizações cíveis e/ou criminais.

#COMUNICADO 08/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA COMUNICADO REFERENTE À CASA DO PAPAI NOEL

COMUNICADO REFERENTE À CASA DO PAPAI NOEL

#COMUNICADO 17/11/2020 GABINETE DO PREFEITO COMUNICADO DE RETOMADA DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO DO MUNICÍPIO COMUNICADO DE RETOMADA DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO DO MUNICÍPIO
www.granja.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 17:40:12